terça-feira, 21 de maio de 2013

Organizando Area de Serviço

Geralmente a área de serviço é uma parte “esquecida” da casa, pois está sempre  bagunçada, o que a torna pouco funcional.
Algumas dicas para você manter sua área bem organizada e aproveitar os espaços disponíveis da melhor forma possível, facilitando suas tarefas do dia-a-dia.

1) Para começar, realize uma boa limpeza no local e remova tudo aquilo que é desnecessário ou está em excesso.

2) Se sua área de serviço for integrada ou próxima à cozinha, a solução é fixar uma porta para isolar os dois ambientes. Isso evita que o cheiro da comida impregne nas roupas.

3) Devemos considerar que a área de serviço é um lugar tendencioso a acidentes, devido contato excessivo com água, sabão e etc. Pensando nisso, dê preferência a pisos que não sejam escorregadios. Se possível, invista naquelas fitas adesivas antiderrapantes ou aplique o produto antiderrapante, para aumentar o coeficiente de fricção do piso e diminuir as chances de escorregamentos.

4) Os armários devem estar longe do piso, ao menos uns 10 à 15cm (use alvenaria ou móveis presos à parede). Dessa forma, não estragarão com a umidade.

5) Ventilação é o que faz a roupa secar rápido e sem cheiro. Portanto, posicione o varal (de preferência suspenso) o mais próximo da janela e, se possível, longe da vista de quem está na cozinha, principalmente se ela for integrada à sala. O ideal é que o varal fique sobre uma bancada que suporte água (granito impermeabilizado, por exemplo).

6) Use lâmpadas fluorescentes, que não esquentam e produzem pouca sombra. Se necessário, acrescente iluminação específica ao local de passar roupa.

7) Não se esqueça das tomadas para máquina de lavar, ferro e demais eletrodomésticos. O ideal é ter uma tomada para cada aparelho elétrico.

8) Se não for possível fixar armários, utilize prateleiras de diferentes tamanhos, levando em consideração os espaços disponíveis.  Recomenda-se utilizar ganchos para guardar vassouras, ferro de passar, etc;  prateleiras ou nichos para produtos em uso;  cabideiros para as roupas passadas. Caixas organizadoras de plástico proporcionarão um toque mais organizado ao ambiente.

9) Não esqueça que é necessário ter uma boa área de circulação. As máquinas com abertura frontal são ótimas opções porque permitem fixar prateleiras acima delas, economizando espaço.

10) É necessário reservar bons locais para armazenar objetos de uso contínuo, como por exemplo: cestos de roupas, baldes, materiais de limpeza, panos de chão, etc.


 
 
 

 


Nenhum comentário :