quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O Santo Bicarbonato de Sódio

O assunto de hoje são dicas de limpeza, porque não adianta só estar organizado se não estiver limpo!!!
 
E quem não gosta de uma casa que além de organizada, está limpa e cheirosa, e o melhor gastando pouco?? Além de caros, os produtos de limpeza que encontramos no mercado muitas vezes contêm substâncias químicas tóxicos que apresentam efeitos nocivos à saúde e ao meio ambiente.
 
Mais isso é possível sim!! Já ouviram falar do bicarbonato de sódio?? Aquele santo remédio encontrado em supermercados, que são usados em algumas pastas de dente e também no preparo de alguns alimentos ( doces, pães e bolos).
 
Pois é, ele nos ajuda muito na limpeza doméstica, e sem fazer muito esforço, tudo fica limpinho e sem cheiro... vamos ver algumas dicas bem legais?
 
 

1. Remoção de odores da geladeira ou freezer: utilize uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para meio litro de água morna. Utilizando um pano, limpe as paredes e prateleiras. Em geladeiras sem frost-free, espere o desgelo para fazer a limpeza. Depois, passe outro pano para secar. O mesmo processo pode ser feito com embalagens de plástico.

2. Limpeza da garrafa térmica: a parte interna das garrafas térmicas podem ser limpas com uma solução de água quente e bicarbonato de sódio. O processo retira resíduos dos líquidos armazenados na garrafa. Enxágue bem depois do processo.

3. Aço Inox: use bicarbonato de sódio dissolvido em água para limpeza e brilho em utensílios de aço inox.
 
4. Retirar alimentos queimados de panelas: salpique bicarbonato de sódio e umedeça e região. A reação do bicarbonato e a gordura do alimento fará com que a sujeira solte com mais facilidade. Em casos graves, complete a panela com água e coloque para ferver com duas colheres de sopa de bicarbonato.
 
5. Carpetes: para retirar o mau cheiro de carpetes e tapetes, basta pulverizar bicarbonato e aspirar em seguida.
 
6. Desentupir cano de pias: jogue dentro do ralo de duas a quatro colheres de sopa, derramando em seguida meia xícara de vinagre.
 
7. Retirar mofo: utilize solução de água e bicarbonato para limpar superfícies mofadas. Quanto mais frágil for a superfície, utilize menos bicarbonato na mistura.
 
8. Lavar roupa: adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com o sabão em pó na hora de lavar roupas brancas. O produto ajuda a tirar as manchas.
 
9. Latas de lixo: para retirar a sujeira de latas de lixo, basta deixar a solução de água com bicarbonato por alguns minutos.
 
10. Limpeza de esponjas e panos de limpeza: deixe panos de limpeza e esponjas mergulhados em solução de água com bicarbonato de sódio durante a noite.
 
11. Limpeza do forno e do fogão: Despeje uma xícara de chá de amoníaco no forno. Deixe agir por algumas horas e depois utilize um pano com água e bicarbonato para fazer a limpeza. No fogão, passe uma esponja com água e bicarbonato de sódio. Em seguida, seque com um pano limpo e seco.
 
12. Limpe a tábua de carne: Para remover odores da sua tábua de corte de madeira, esfregue a superfície com bicarbonato de sódio. Depois, é só enxaguar.

                                 



                                         É aí, o que acharam?
 








2 comentários :

Jussara Silva disse...

Oi Renata.
Ótimas dicas. Algumas eu não sabia. Obrigada pela visita lá no BUJM onde sou uma das autoras. Te convido a conhecer meus blogs. Será muito bem vinda.
Bom final de semana.
Bjs.

Jussara
http://caminhandonaarte.blogspot.com.br
http://caminhandonaarteculinaria.blogspot.com.br

mmmmmmmmmmmmmmmmmmm disse...

amei as dicas...