quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Sai, bagunça!

É um pouco contraditório tentar renovar a rotina quando o lugar em que vivemos está bagunçado. O objetivo da organização "é criar mais tempo e espaço para as pessoas se dedicarem ao que realmente importa". Em outras palavras, quando se tem o hábito de deixar as coisas no lugar e em ordem, não se perde tempo tentando encontrar algo que não lembramos onde está e sobram horas para a diversão e o lazer. É simples assim, mesmo.

Simples, mas de efeito

Às vezes, as pessoas são bagunçadas porque não tem método. E ter um método não é ser maníaco pela ordem, mas questão de saber por onde começar e como fazer.

1. No dia a dia, é preciso tirar da mente todas as tarefas a serem feitas, relacionando-as em algum lugar, seja um bloco de anotações, seja um programa de computador. Assim, o cérebro se livra do peso das prioridades e abre espaço para ter boas ideias.

2. Em vez de executar as tarefas por ordem de prioridade, o ideal é criar listas agrupando contas a pagar, compras a fazer, reuniões, relatórios a serem entregues, por exemplo.

3. Tarefas que levem menos de dois minutos devem ser feitas imediatamente. Grandes projetos precisam de planejamento prévio. Pense no que deseja alcançar e relacione as fases a serem percorridas até chegar ao objetivo.

4. Temos cinco etapas de organização: Coleta, Processamento, Organização, Revisão e Execução. Primeiro colete, relacione o que está pendente. Depois pense no que precisa ser feito e organize cada coisa. Em seguida, vem a fase da revisão, em que você escolhe se fará a tarefa na hora, se vai pedir que alguém a faça, se vai adiar ou estabelecer um prazo. Por fim, a tarefa é executada.


                               

                           
 


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